Estalão de trabalho do Epagneul Bretão
O ANDAMENTO
Alegre, vivo, fulgurante.O GALOPE é energético e rolante, numa sucessão rápida de movimentos robustos. O galope alongado ou desenfreado deve ser interdito
O PORTE DA CABEÇA
A cabeça deve situar-se numa posição elevada, sem exagero, acima do prolongamento da linha dorsal, com uma linha chanfro - crânio ligeiramente inclinada. A cabeça está sempre móvel demonstrando uma segurança e uma flexibilidade olfactiva constante na busca da caça
A BUSCA
Deve ser inteligente, metódica, sem ser mecanizada, demonstrando que o cão caça "ininterruptamente", adaptando-se à natureza e à configuração do terreno de forma a permanecer constantemente em contacto com o seu condutor.
Ao detectar a emanação, após um controlo rápido, o cão deve subir as emanações com bastante autoridade e segurança para bloquear a caça. A paragem deverá ser de pé, mesmo quando é espontânea; no entanto, para uma paragem de surpresa, poder-se-á tolerar uma outra atitude se o chanfro ficar bem elevado na direcção da peça, o que prova que a domina bem.Independentemente do valor do percurso, a paragem com o cão deitado interdita a atribuição do C.A.C.T.
O DESLIZAR
É efectuado com decisão e prudência para manter o contacto entre o "dono e a peça" até ao levante desta. A recusa do cão em deslizar é uma falta grave (excepto no caso de proximidade imediata da caça)
Em terra e água deve ser efectuado à ordem, de uma forma alegre e rápida.
· - de pequeno porte e robusto, muito vigoroso, que tem substância sem rusticidade, esperto, tendo expressão inteligente e apresentando uma aparência de pequeno atarracado e cheio de energia.
PROPORÇÕES
· - comprimento do tronco = altura na cernelha (estrutura inscrita num quadrado). Peito plenamente profundo até o nível dos cotovelos.
TALHE
Ø altura na cernelha: de 47 cm à 50 cm
Ø Ideal - machos: 48 a 50 cm;
- fêmeas: 47 a 49 cm.
TEMPERAMENTO
· - equilíbrio, franqueza, doçura. Bravo na caçada. Sociável com seus consemelhantes. Companheiro ideal.
· COR: Tricolor: branco, laranja e preto; branco, laranja e marron ou Ruão, duma ou doutra dessas cores.
· CABEÇA: Proporções ideais: crânio 3 - focinho 2 - sendo cerca de 12 cm / 8 cm. As linhas superiores do crânio e do focinho são paralelas ou ligeiramente divergente.
· Crânio: arredondado, tanto visto de frente quanto de perfil. Visto de cima, as paredes laterais também são arredondadas. A largura do crânio na região das arcos zigomáticos cerca de 11 a 12 cm.
· Trufa: de coloração mais escura da pelagem, segundo o branco - e - laranja, branco - e - marrom ou branco - e preto. Narinas bem abertas.
· Lábios: finos, muito esticados, ajustados. Lateralmente o lábio superior recobre ligeiramente o inferior.
· Olhos: de formato muito arredondado. Dispostas horizontalmente. Cor combinando com a da trufa e a pelagem. Expressão atenta e esperta
· Orelhas: de inserção alta, formato triangular, ligeiramente arredondadas nas pontas, bem guarnecidas de pêlos ondulados, portadas achatadas contra as faces. Se estendidas para a frente junto às faces, a cartilagem não deverá ultrapassar a raiz do focinho.
· PESCOÇO: de tamanho médio, bem destacado dos ombros. Pele fina, flexível e bem lassa, sem formar pregas.
· TRONCO: Linha superior - recta e bem firme.
· Dorso: curto e recto.
· Peito: amplo. O antepeito bem profundo no nível dos cotovelos.
· Costelas: bem arqueadas, bem desenvolvidas para trás.
· Lombo: curto, largo e firme, cerca de 8 a 10 cm de comprimento.
· Linha inferior: normalmente retraída, sem excesso. O ventre nem é esgalgado nem barrigudo.
· Garupa: muito ligeiramente inclinada, mais baixa que a cernelha, ligeiramente salientes. As pontas do ílio ficam no nível do dorso.
MEMBROS
· Ombros: oblíquo e musculado.
· Braços: musculado e de boa ossatura.
· Cotovelos: trabalhando bem ajustado rente ao tórax.
· Antebraços: fortes, secos, algo bem musculados, rectos e verticais.
· Metacarpos: Ligeiramente oblíquo.
· Patas: secas e fechadas. Um pouco de pêlos entre os dígitos.
Posteriores: visto por trás, perfeitamente aprumado. De perfil, as pontas do Ísquio e do jarrete estão quase na mesma vertical.
· Coxas: larga e longa.
· Metatarsos: bem aprumados.
· Jarretes: não muito angulados.
· Patas: com um pouco de pêlos entre dígitos fechados. Sem ergôs.
· Cauda: recta ou caída. Frequentemente um pouco retorcida e terminando em um tufo de pêlos. Alguns exemplares nascem anuros
Sem comentários:
Enviar um comentário